No fim de 2009, participei do workshop de Neurocoaching, ministrado pelo psiquiatra e professor de Harvard Dr. Srini Pillay (na foto).
Foram dias intensos, em que pude me aprofundar no conhecimento da Neurociência. Agora, estou entre os 100 neurocoaches do Brasil!
Durante o evento, fui escolhida para participar de uma mesa redonda com Pillay. Não poderia deixar de perguntar ao especialista o que acontece com o cérebro dos jovens no momento do vestibular. Confira a explicação.Srini Pillay: O córtex pré-frontal é a área sofisticada do cérebro, envolvida no processo do pensamento, julgamento e tomada de decisão. O que acontece com o cérebro na hora da prova é que é que essa região "desliga" porque uma área chamada amídala, primitiva e ligada às emoções, é acionada, dificultando o acesso às informações gravadas na memória.
Como o jovem pode evitar que seu cérebro paralise diante da prova?
S.P.: O medo é uma emoção aprendida. Você não nasceu com medo de barata, não é mesmo? Um dia você viu alguém reagir emocionalmente à presença do inseto e passou a copiar a emoção em situação semelhante.Temos neurônios-espelho e por isso, costumamos copiar, automaticamente, as emoções das pessoas à nossa volta. A boa notícia é que, da mesma forma que aprendemos a ter medo, podemos desaprender!
Qual a melhor maneira de desaprender a sentir medo?
S.P.: Treinando! Expondo-se, várias vezes, à situação estressora, ou seja, à prova, até que a emoção negativa se extinga. Essa técnica se chama "dessensibilização" e pode ser conduzida com sucesso por um neurocoach.
Abaixo, Srini Pillay comigo: certificação internacional em Neurocoaching.
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